AJUDAMOS NA ORGANIZAÇÃO DO SEU EVENTO DA SIPAT
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

 

CIPAT 9.png

 

  • Assessoria à Comissão da CIPA para organização da SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

  • Palestra Lúdica Motivacional com foco na prevenção e saúde do trabalhador em tempo de Pandemia.

  • Intervenções Lúdicas Temáticas - Acolhimento e prevenção no local do trabalho com abordagens relacionadas ao ramo de atividade.

  • Teatro "Prevenir é o melhor remédio" - esse roteiro pode ser adaptado para tratar de temas relacionados à prevenção de acidentes e relacionados com a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras,com ênfase nas possíveis situações de acidentes no local do trabalho e levando em consideração às Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho e às necessidades emergenciais da empresa no intuito de contribuir para que  as equipes de trabalho se sintam muito mais seguras, acolhidas e motivadas.  

Possibilidade de Ações 

Algumas experiência de sucesso 

    O artista e produtor cultural Isaias José – Zazá desenvolve sua pesquisa ao longo de mais de 30 anos de trabalho. Acumula experiências nas áreas da comunicação, da cultura e da educação investigando as linguagens do teatro, teatro de bonecos, TV, vídeo e música como metodologia  ativa diferenciada para diversas áreas do conhecimento.

    Responsável pela Zazarte Produções elaborou e executou vários projetos em  espaços de arte, educação e cultura, além de atuar em empresas e comércios.  
    Desenvolveu o projeto de Intervenção Lúdica no Projeto Ação Interativa junto aos trabalhadores em condições de desemprego nos Postos do CEAT - Centro de Atendimento ao Trabalhador e do CBT -  Centro Brasileiro do Trabalhador. Estes Postos de atendimento visam à recolocação de trabalhadores no mercado de trabalho, bem como a sua formação e qualificação profissional com vistas à geração de renda. Além de possibilitarmos diversão e entretenimento, elevação da autoestima e qualificando-os para o regresso no mundo do trabalho . Durante este período  atendemos no prazo de 8 meses de atividades cerca de 18.000 espectadores/trabalhadores. 
    Através desse trabalho o grupo desenvolveu uma linguagem própria, a partir de várias técnicas teatrais, que permite uma variedade de recursos para abordagens de temas que se transformam em um canal de comunicação diferenciado com o público atendido.  
    Em 2001 os participantes do grupo foram convidados para elaborar um espetáculo com os trabalhadores da Sabesp para participarem de um Festival Cultural da CIPA que aconteceu no teatro de Barueri, envolvendo os funcionários de todas as unidades da zona oeste de São Paulo. O espetáculo foi elaborado coletivamente e na categoria teatro ficou em primeiro lugar no Festival Cultural da SIPA – Semana Interna de Prevenção de Acidentes.  
    Em outubro de 2003 o grupo desenvolveu uma formação com Teatro de Bonecos para mais de 60 jovens participantes do programa Bolsa Trabalho e Primeiro Emprego - (projetos Sociais da Prefeitura de São Paulo). O projeto aconteceu na CET - Companhia de Engenharia de Tráfego e o tema principal abordado nas montagens de espetáculo teve relação com Prevenção de Acidentes de Trânsito de Pedestre. O resultado do trabalho teve como desdobramento à apresentação dos espetáculos com os participantes do projeto em escolas e nas comunidades adjacentes. 

    A equipe da Zazarte Produções e Projetos realizou ao longo de anos de trabalho varias apresentações artísticas dentre as quais destacamos: varias unidades escolares e de ensino público e particular,  universidades (PUC, UNESP, SÂO FRANCISCO etc), na  Rede Sesc (Itaquera, Taubaté, Vila Mariana, Pinheiros e Consolação); participou do Festival de Teatro de Tatuí, Festival de Teatro SESC Consolação, do Projeto Arte na Praça pela Secretaria de Cultura do Município de São Paulo (Parque Trianon, Praça da República, Largo Santo Amaro, etc.),  Festival de Arte e Cultura de Itu em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Em 2005 atuou no Projeto Tenda Lúdica – projeto de intervenção lúdica para público transeunte e crianças e adultos em situação de rua, realizado nas principais praças do centro da cidade e nos albergues da prefeitura da Cidade de São Paulo.

    Recentemente selou uma parceira com o CRP – Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e Conselho Nacional de Psicologia desenvolvendo pesquisa, criando e executando as propostas de intervenções lúdicas abordando a temática da saúde mental para o Congressos Nacional de Saúde e também com participação no CONASEMS – Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Brasília a convite do Conselho Federal de Psicologia.   
    O artista Isaias Zazá atua como educador social no NTC – Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde 1995 ministrando palestras e cursos de capacitação de profissionais das áreas da educação, cultura, saúde, segurança em vários municípios.

 
    Pela experiência em desenvolver temas relacionados ao universo do trabalho, o grupo apresenta facilidades para elaborar e abordar temas relacionados com a prevenção de acidentes, com a qualidade de vida e à preservação da saúde dos trabalhadores.

Elaboramos projetos e propostas que envolva apresentação, intervenção, palestra e formação de acordo com as necessidades do parceiro bem como organizamos eventos e pensamos cenografia temática correlacionada. 

   Em 2016 elaborou elaboramos uma proposta metodológica de formação e intervenção lúdica no encontro de gestores e representantes das CIST - Comissão  Inter setorial de Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo destinado a Conselheiros do CEREST (Gestores da Sociedade Civil).

    Participamos  do evento da SIPAT organizado pela CEREST do município de Sorocaba/SP.

Organização da SIPAT na sua Empresa

CIPAT 7.png
CIPAT 8.png
CIPAT 7.png

Temas que abordamos

1) Prevenção de Acidentes de acordo (com ênfase nas Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho relacionada com o trabalho em questão.
2) Saúde do trabalhador em tempos de Pandemia.
3) Segurança do Trabalho e meio ambiente (providencias, riscos, fatores internos e externos, impactos ambientais, falta d´água no planeta, economia de energia, etc.)
4) Saúde da família - Prevenção de Acidentes de casa ao trabalho (cuidados com fogo, fios de eletricidade de alta voltagem, objetos cortantes, etc.) 
5) Drogas e Alcoolismo
6) Saúde Integral (Prevenção ao COVID-19, Dst´s - AIDS, Dengue, Saúde do Homem (prevenção ao câncer de próstata), saúde da mulher (câncer de mama. câncer do colo do útero), saúde mental.
7) Prevenção ao Bullying e violências 

CIPAT 9 A.png

OBSERVAÇÃO:
As propostas detalhadas e as condições para realização do curso serão enviadas mediante manifestação de interesse.